sábado, junho 27, 2009
Poetry Slam - 3
Estou, por exemplo, a tentar aprender a ver o lado espirituoso dos versos da Brisa:
Foto em http://bibliotecariodebabel.com
Mas está difícil.
Siginficado de espirituoso
espirituoso (ô)
adj.
1. Que tem espírito, que tem graça.
2. Que tem espírito de vinho ou álcool.
Pl.: ...osos (ó).
Poetry Slam - 2
Musicbox, 26 Junho 22h30
Considerado uma das mais recentes e cosmopolitas tendências da noite das grandes capitais, o Poetry Slam tem alcançado enorme sucesso nos bares de Berlim, Nova Iorque, Paris ou Londres. O conceito é simples: basta escolher um tema, tratá-lo de forma crítica e espirituosa, adicionar algumas rimas e declamá-lo de forma dramática no espaço de três minutos no palco de um clube. Emblema da cultura urbana, este novo movimento dá primazia à palavra e aos poetas e convoca todos aqueles que queiram exprimir e transmitir a sua arte através da palavra dita.
Lista dos seleccionados para a final do Torneio de Poetry Slam:
1. Alexandre Francisco Gomes da Silva
2. Alexandre Oliveira
3. Ana Reis
4. Brisa Ramos
5. Jorge Vaz Nande
6. Luis Carvalho
7. Pedro Kruss Silva
8. Tiago Martins
O júri será composto por Ana Padrão, Fernando Alvim, José Luís Peixoto, Rui Zink, Vitor Belanciano e Tiago Bettencourt. Mestre de Cerimónias : J.P. Simões
Poetry Slam - 1
Concurso de Poetry Slam
Em Junho, o MusicBox acolherá o primeiro concurso de Poetry Slam em Portugal.
Musicbox @ 26 Jun., 22h30
Considerado uma das mais recentes e cosmopolitas tendências da noite das grandes capitais, o Poetry Slam tem alcançado enorme sucesso nos bares de Berlim, Nova Iorque, Paris ou Londres. O conceito é simples: basta escolher um tema, tratá-lo de forma crítica e espirituosa, adicionar algumas rimas e declamá-lo de forma dramática no espaço de três minutos no palco de um clube, neste caso, o MusicBox.
Inserido na rubrica Absolut Poetry do Festival Silêncio! este concurso contará com 8 participantes e um júri composto por 6 convidados (confirmados: Fernando Alvim, Rui Zink, José Luís Peixoto, Ana Padrão). O músico, compositor e escritor JP Simões será o anfitrião da noite.
sábado, junho 20, 2009
As asas servem para voar
Passeávamos os dois, ao fim da tarde, como às vezes fazíamos. Ele, na altivez desengonçada dos seus três anos, segurava a minha mão ficando quase em bicos de pés. A certa altura disse-me:
- Sabes, pai, eu sou um pássaro!
- Não sejas parvo, és um menino, estou sem paciência para essas coisas!
- A sério! Tu não sabes mas eu tenho asas!
- Tive um dia terrível filho, desculpa mas não estou com paciência para essas fantasias!
- Tu não sabes que eu tenho asas porque eu as tenho escondidas...
- Sim, sim...
- Sou como os pombos, vês? - disse apontando-me um grupo de pombos que debicava um pouco mais à frente. - Quando não estamos a voar temos as asas escondidas.
- Então e o que fizeste hoje lá no colégio? - tentei mudar de assunto e seguir uns conselhos de uma revista que diziam que devemos mostrar interesse pelas actividades deles.
- Viste aquele pombo que levantou vôo? Agora já se vêem as asas!
- Queres parar com essa conversa antes que me irrite? Comeste o almoço todo?
- Comi o milho...
- Chega! Não quero saber mais disso!
Chegamos aos relvados da Expo, a calma do estuário e o comprimento infinito da ponte ajudavam-me a sublimar algumas das minhas tensões:
- Vá, aproveita e vai brincar um bocadinho para a relva!
Ele olhou-me nos olhos com aquele sorriso malandro de quem me percebe mais que o que eu julgo possível. Largou a minha mão e correu pelo relvado em direcção ao rio. Parou no cimo de uma elevação de terreno, acenou-me, e perante o espanto do meu olhar abriu as asas que tinha escondidas e voou rindo sobre a minha cabeça.