“É preciso uma aldeia inteira
para educar uma criança”
Provérbio Africano
Eduardo Ananias partiu, é daqueles homens que partiria sempre cedo de mais... e partiu. Se é toda a aldeia que nos educa Eduardo Ananias foi um enorme aldeão!
Tive o privilégio de conhecer Eduardo Ananias há uns anos, apresentado por Ricardo Monsanto como sendo alguém muito importante no seu percurso de vida! Em pouco tempo descobri que era assim visto por todos os que por ele passaram e os que com ele conviveram nos mais diversos cenários em que vivia!
Conhecê-lo era gostar dele! A sua sinceridade, a mão firme o olhar directo e sobretudo a sua simpatia cativaram-me desde o primeiro momento. Um homem de valores, de luta pelas causas, pela justiça e pelo bem. Quem o conheceu no Externato de Odivelas e no ICE nunca o esquecerá, são muitas centenas de raparigas e rapazes que se tornaram mulheres e homens e hoje o lembram com carinho e saudade. A escola é também lugar de pessoas que, como ele, nos recebem atendem e escutam - que nos ajudam a superar, a vencer, a ir mais longe - que nos educam com o seu exemplo, com os seus valores e com a sua maneira de ser. E quem o conheceu, como eu, noutras lutas e noutras causas também nunca o esquecerá!
Eduardo Ananias foi um ser do Amor e do Bem, uma alma transparente e lutadora preocupada com a justiça e o bem comum. Conheci-o, e admirei-o, na luta pelo seu Odivelas Futebol Clube. Com ele lutámos e conquistámos uma presença autárquica na nossa freguesia. Com ele sonhámos e criámos a Associação de Moradores do Jardim da Radial. Com ele sonhámos ser uma comunidade, unida, democrática e participativa, aberta a todos e que se educa, renova e cresce a cada dia - uma nova aldeia da educação global!
Perdemos o Homem, o Militante, o Atleta, o Técnico, o Pedagogo do exemplo de vida... o Amigo. À família o meu sincero e total carinho, na certeza que o amor é eterno e que a saudade é a derradeira forma de amar.
A ti, Ananias, o meu abraço e um sorriso que celebra a vida que foste e a vida que és em nós! Agora, que és luz, continua connosco, os que aqui ficámos. Nós continuaremos as tuas lutas e seremos testemunhas dos valores íntegros, democráticos e transformadores que nos deixaste! Até já!
Alexandre