Páginas

sexta-feira, agosto 28, 2009

Jovens da Ramada recebem medalha de honra.

Na passada terça-feira, 25 de Agosto, a Associação Sócio Cultural Jovens da Ramada (ASCJR) recebeu a Medalha de Honra da Junta de Freguesia da Ramada durante a sessão solene da celebração do 20º aniversário da freguesia. Foi com imensa alegria que vi reconhecido o trabalho, o que muito raramente acontece, das centenas de jovens que ao longo de vários anos têm abraçado o Projecto Jovens da Ramada.


O Presidente da ASCJR, João Pedro Sousa, recebendo a medalha das mãos da Vogal da Juventude e Multiculturalidade, Ana Monteiro . Com tanta fotografia que publicou com a notícia o Jornal de Odivelas não publicou nenhuma deste momento, se precisarem podem sempre copiar daqui.

Pertencer a este projecto é, sobretudo, acreditar que os sonhos são possíveis. É um espaço de descoberta e partilha onde vivências diferentes se encontram e trabalham em conjunto para um mesmo fim. É, também, um espaço de auto descoberta, várias são as histórias de gente que se aproximou para fazer teatro e a acabou a tocar e a cantar, ou que queriam aprender a tocar e às tantas já estavam envolvidos em projectos de teatro, organização de eventos, tertúlias e até em Marchas Populares.
Os segredos da sobrevivência deste projecto são simples:

- Ter objectivo, quanto mais difícil melhor.
- Ter uma identidade cristã, humana, atenta baseada na multiplicidade dos jovens que se reúnem para conquistar novos desafios.
- Aceitar que a diferença valoriza o grupo.

Depois há ainda o tempero de vontade e capacidade de trabalho. Ao contrário de muitos outros grupos não somos um grupo de amigos que se reúne e daí se gera trabalho, somos um grupo de trabalho de onde nasce amizade.

A ASCJR é apenas a face mais visível de um projecto de dinamização cultural que já deu origem ao Rancho Folclórico da Ramada, ao Grupo de Teatro Alquimia do Sonho, ao Grupo de Intervenção Urbana Homens Felizes e a vários projectos musicais como os Trovas Urbanas, ENTE – Estranhos Numa Terra Estranha, Banda da Feliz Idade e Milkshake Leftovers.

Infelizmente a Câmara Municipal de Odivelas e a Municipália, EM insistem em ignorar o potencial desta associação (a única do concelho para além das associações de estudantes e dos escuteiros) e mais uma vez se esqueceu de convidar o Grupo de Teatro Alquimia do Sonho para a mostra de teatro amador que vai decorrer em Outubro na Malaposta. Felizmente há outras Câmaras Municipais que, para além de estimularem o associativismo juvenil local, ainda abrem as portas dos seus espaços a grupos como o nosso. Deixo aqui o meu agradecimento aos Municípios do Sardoal, Loures, Sertã, Sintra, Cascais, Oeiras e Sobral de Montagraço pelo carinho com que nos recebem. E à Junta de Freguesia da Ramada mais do que pela medalha, por todo o carinho e apoio que nos tem dado ao longo de toda a nossa existência.
Por muito que me nos façam, não nos podemos esquecer que somos felizes!

3 comentários:

Anónimo disse...

Os Jovens da Ramada fizeram-me o que sou hoje... Antes de pertencer a este "modo de vida" jamais acreditaria que seria capaz de fazer e viver tudo o que já vivi, ao lado de muitos de vocês.

A vergonha de sermos melhor recebidos fora deste concelho não é nossa. A idiotice de oferecer cultura à já saturada Lisboa, "oferecendo" as costas forradas a outdoors àqueles que devia servir... também não é nossa. Sacudimos a areia das nossas sandálias e vamos pregar a quem nos ouça! Aí somos muito felizes!

Querem-se modernos e contemporâneos, em vez de honrar a terra que um dia um rei escolheu para última morada. Querem uma terra de oportunidades, mas onde os oportunistas conseguem usar-nos para se auto-promoverem.

Dêem-nos umas rotundas, uma sala com paredes de tijolo à mostra, os degraus de uma calçada, recantos entre prédios de vizinhos que não se conhecem... e tornamo-nos no assunto do dia, um veículo de reflexão, uma noite de humor bem passada.

Bem hajam todos os JRs que trabalharam e trabalham para que a seara continue a dar trigo, para o pão que alimenta os famintos... de espírito...


Carol

Juventude CDU disse...

Muitos Parabéns.

É mais do que justo o reconhecimento do vosso excelente trabalho.

Ainda bem que o concelho tem jovens do vosso gabarito. Faz-nos ter confiança no nosso futuro.

As vossas realizações engradecem o nosso concelho.

Obrigado!

e... continuem!

JCDU

apricare disse...

"O projecto é o rascunho do futuro" (Jules Renard)

Viver sempre o rascunho, que o futuro escreve-se por ele próprio.
PARABÉNS.merecemos