Páginas

domingo, junho 22, 2008

Água em Marte

Notícia publicada no Público dá-nos a conhecer mais um avanço na missão Phoenix.
Sob a terra vermelha que cobria o solo, apareceu um objecto branco, do tamanho de um dado, que quatro dias depois de exposto já lá não estava.
Ser gelo é uma hipótese, um gelo de H2O é que me deixa um pouco incrédulo, uma vez que a temperatura máxima registada foi de -30ºC, E pelo que sei a essa temperatura o gelo não evapora... terá a atmosfera de Marte condições pata a sua sublimação?
Perguntam-me se se trata de uma tentativa desesperada de encontrar um planeta onde possamos viver depois de saber que a Mãe Terra está moribunda, acho que não. Ainda estamos muito longe da primeira viagem tripulada a Marte, e a muitos anos de uma colónia primitiva na superfície do planeta vermelho. O melhor, amigos, é investir na preservação deste planeta em que vivemos a começar pela água que desperdiçamos e no impacto negativo que podemos ter no ambiente local em que nos deslocamos.
Fico contente com as notícias deste progresso tecnológico, mas o que me faria feliz era a Phoenix enviar imagens do John Smith aproximando-se da câmara de vídeo e oferecer-se para partilhar da sua água... Grocaram?

2 comentários:

Anónimo disse...

Água, coca ou esferovite....

Anónimo disse...

Água, coca ou esferovite....

BN