segunda-feira, setembro 06, 2004

ActivARTE

Olá,

Este é um sitio onde vamos trocar ideias sobre a natureza humana
e a sua expressão maxima: a Arte.

Espero com este Blog activar-te, fazer-te mexer,

fazer-te acreditar que tudo é possivel!


"Nós podemos fazer tudo, desde que façamos
tudo o que é necessário para o conseguir!"

(Alexandre)

10 comentários:

LadyHawke disse...

Parece que vou inaugurar o blog!
Mas que bela ideia...um local de troca de ideias para sonhadores...
"Nós podemos fazer tudo, desde que façamos
tudo o que é necessário para o conseguir!": sim, e se o necessário for atingido através de um trabalho conjunto, os objectivos alcançados têm ainda um sabor mais especial!

Gonçalo disse...

Olá :)
Arte.
Aí está uma área que nunca soube definir.
Uma vez perguntei à minha professora de História de Arte, o que era a arte. Ela encolheu os ombros e apontou-me para uma pintura do Leonardo(A última ceia)...
Sim, eu considero "aquilo" arte, mas alguém me sabe dizer como se define?
Aqui fica o desafio.

Neuronio disse...

Para mim Arte é tudo aquilo que se faz por vontade de se fazer, e sem mais nenhuma intenção que essa. Ou seja,
se um pitor sentir uma urgência em pintar um quadro e o pintar - isso é arte, mas se achar que esse quadro fica bem na parede da sala, o quadro passa a ser um objecto de decoração e perde o sentido fundamental da peça de Arte.

hhuuggoo disse...

Olá!
Eu vejo a Arte como a mais duradoura e abrangente forma de comunicar. Quando produzimos uma obra de arte, há sempre uma intenção de comunicar um sentimento, um ideal... de passar uma mensagem...

O bonito é que a nossa mensagem, torna-se completamente nova para quem vê e interpreta a "nossa" obra. Porque a obra de arte é uma mensagem sem dono. E os primeiros segundos de contacto, estabelecem uma relação que pode ser de amor ou de ódio, mas que têm mais da pessoa que frui do que da pessoa que cria.

hhuuggoo

Anónimo disse...

Gosto desse optimismo, mas já te lembraste que se não é possivel fazermos tudo, não é porque não consigamos fazer o que for necessário para o conseguir, mas porque não sabemos como fazer?! -:)
Beijos
Ana

Anónimo disse...

Goncalo said...

Bem, estive a pensar nas vossas definições de arte. Não há dúvida, que qualquer objecto de arte em que pense as vossas definições caracterizam-no como tal. O problema surge quando levo as definições ao máximo:
O Alexandre disse:
"Para mim Arte é tudo aquilo que se faz por vontade de se fazer,
e sem mais nenhuma intenção que essa."
Não sei se conhecem, mas vejam algumas obras de Gaudi :)
O homem era um construtor e peras, chegou mesmo a definir o conceito
de apartamento(e.g. La Pedrera) para não falar na Sagrada Família, etc. A questão é que quando desenvolveu as suas obras de
arte não o fez "sem mais nenhuma intenção que essa".
O hhuuggoo, vê a arte numa perspectiva de comunicar algo. Mas a questão do comunicar, deixa-me algumas dúvidas quando levada ao extremo.
Se olharem para as últimas vanguardas (e.g. informalismo - anos 1950) as obras de arte não transmitem nada... apenas "manchas" de tinta
Claro que é sempre possível argumentar que nem tudo o que é visivelmente atraente é uma obra de arte, mas as vanguardas de que vos falo não transmitem nada...
Sinceramente, acho que têm razão nas definições, mas existem pontos que me levam à discórdia.

snowhite disse...

A Arte é aquilo que tu ou qualquer pessoa considerar que seja. É um pouco como os conceitos de Belo ou Bom, cada um tem uma perspectiva pessoal, mas no fundo todos partilham a ideia que é algo especial, único e por isso digno de ser admirado.

hhuuggoo disse...

Gonçalo...
Pelo contrário... Muitas dessas correntes que pintam as tais "manchas" de tinta de que falas são as que pretendem comunicar mais... Só que o fazem simbolicamente... Até o abstraccionismo de Kandinsky pretende e passa uma mensagem... Se te focares nos quadros Neo-Brutalistas, há uma forte mensagem política que, concordo, pode nem chegar a quem olha para o quadro, mas que está presente nas motivações do pintor. Ainda que não estejas a passar uma mensagem explícita estás sempre a comunicar... nas cores que usas, no tipo de traço, no nome que dás ao quadro... Até os que não somos pintores comunicamos a todo o momento, ainda que não verbalmente... ;)

Baxandal disse...

Arte, os seus materias, a evolução do homem...
Bons velhos tempos em que o que se fazia no interior das cavernas era para durar. Hoje chegamos mais depressa a todo lado, mas um simples toque numa tecla e desaparece na mesma velocidade. E quem a vê, usa realmente o tempo necessário para a disfrutar? A arte com suporte tecnologico é apreciada com o mesmo valor? Ainda não me decidi se este bicho que tenho na frente abre o mundo ou pelo contrario nos encerra em quatro paredes...
Se uma peça não for mostrada, pode ser uma obra de arte? E se para chegar a mais pessoas, se usar a net, poderá ela ter o valor de uma obra convencional?

The Phoenix disse...

Ora vamos lá!
A arte... Acho que a arte é um tema demasiado vasto e complexo para ser minimamente definido. A arte está nos olhos de quem aprecia a obra de arte e nas mãos de quem a faz. Este BLOG é uma óptima maneira de expormos as nossas ideias e a nossa visão artística. É uma óptima maneira de libertar as mentes pouco criativas e desinspiradasa para ovas formas de ver e novos conceitos. Espero que as pessoas usem e abusem deste BLOG!