quarta-feira, setembro 08, 2004


Vermeer - "Rapariga do Brinco de Pérola" - será a arte classica mais facil de aceitar quando vem até nós já digerida sob a forma de cinema? Posted by Hello

2 comentários:

FlowerColour disse...

Qualquer livro,quadro,imagem,figura ou simples frase, quando sujeito(a) ao cinema influencia a nossa interpretação. A partir do momento em que nos é mostrada por outros, a arte que captamos,que interpretamos, que sentimos, perde a originalidade que vem de nós, do nosso "sentir". Fica,mesmo que inconscientemente, viciada.

snowhite disse...

Vermeer é sem dúvida um dos certamente muitos artistas, que apesar de muito talentosos são quase desconhecidos. Uma autêntica pérola escondida durante demasiado tempo. Para quem não saiba, tal como Van Gogh, Vermeer não teve grande reconhecimento ou lucro com a sua pintura durante a sua vida. Foi só após a sua morte que a sua obra começou a ser apreciada e até falsificada. Muitos foram os artistas que forjaram quadros e assinaturas do pintor. Por último, uma pequena nota em relação ao famoso quadro em torno do qual gira o filme que deu a conhecer ao mundo o génio de Vermeer; não há certezas quanto à identidade do modelo feminino, mas ao contrário do que surge no filme, a maioria das opiniões tende para que seja uma das suas filhas e não uma jovem criada por que se perdera de amores. De qualquer modo, é lindo.